Cesário Costa e Kyrychenko convidados da OCM

A Orquestra Clássica da Madeira celebra no sábado o Dia Mundial da Música

A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) celebra no sábado o Dia Mundial da Música com um concerto no Teatro Municipal Baltazar Dias onde além dos músicos da formação madeirense vão estar dois convidados, o maestro Cesário Costa e o músico Rafael Kyrychenko. Este segundo concerto da temporada da marca igualmente a abertura do Ciclo Jovens Solistas. Pelas 18 horas.

O programa é composto por uma das mais difíceis peças para piano, o Concerto nº 3 de S. Rachmaninov, que Rafael Kyrychenko vai levar depois à Casa da Música, no Porto. A Outra peça é a sinfonia nº 9 de A. Dvorák, outra obra de referência dos programas sinfónicos de eleição do grande público, apresenta Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, gestora da OCM.

Rafael Kyrychenko é um dos mais promissores jovens músicos madeirenses. Depois da formação no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, seguiu a formação em Bruxelas,onde se encontra a estudar como artista residente na Chapelle Musicale Reine Elisabeth com orientação de Maria João Pires e Daniel Blumenthal, e no Conservatório Real de Bruxelas.

Quanto ao maestro Cesário Costa, tem já no historial outras visitas para orientar a orquestra madeirense. É um dos maestros mais activos da sua geração, com uma carreira internacional e mais de uma centena de obras estreadas.

Formando a nível superior em Piano em Paris, Cesário Costa prosseguiu estudos em Direcção de Orquestra, tendo terminado o mestrado em Würzburg, Alemanha. Foi também vencedor do II Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra.

Foi director artístico e maestro titular da Orquestra do Algarve, depois intitulada Orquestra Clássica do Sul, foi presidente da Metropolitana de Lisboa, onde também foi director artístico. Actualmente é maestro titular da OrchestrUtópica.

Os bilhetes para o concerto custam 20 euros. Há descontos.

Diário de Notícias – 29 de Setembro de 2016