Mostra e nova peça nos 40 anos do TEF
É já no sábado que o Teatro Experimental do Funchal (TEF) inaugura, conforme já noticiámos, uma nova exposição retrospectiva de quatro décadas de actividade teatral ininterrupta na Madeira.
Esta mostra, que vai ficar patente ao público no teatro Baltazar Dias, visa assinalar esta data não só importante para o grupo cénico mas também para a Madeira. “Será um espaço em que se pretendemos contar um pouco da nossa história, através de cartazes, programas, fotografias, adereços, figurinos, recortes, imagens, etc, onde será percetível um pouco da nossa alma”, diz António Plácido, do TEF.
“Esta exposição foi produzida em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, instituição em cujo departamento de Cultura o TEF nasceu em 1975. Para a sua montagem, o TEF contou com apoio da Divisão de Cultura e Turismo, na pessoa da Drª Sandra Nóbrega e demais técnicos que foram responsáveis, nomeadamente pela imagem gráfica do cartaz e convite”, adianta.
“Da parte do TEF foram responsáveis pela concepção estética e coordenação as doutoras Margarida lemos Gomes e Margarida Jardim, amigas de longa data do TEF e ambas com vasto currículo na área das artes plásticas, tendo inclusive a Drª Margarida Lemos Gomes sido autora dos figurinos de muitos espetáculos ao longo destes 40 anos”, lembra.
De salientar o apoio directo a esta mostra foi prestado pelo próprio António Plácido, actor e membro da direcção responsável pela produção, promoção e comunicação do grupo e contou com a colaboração, em vários momentos do processo de preparação e montagem, de Eduardo Luiz, presidente da direção e diretor artístico, Magda Paixão, atriz e educadora destacada com responsabilidade na área pedagógica do TEF e ainda Cristina Loja, sócia e responsável pelo guarda-roupa e adereços.
Resta sublinhar a importância desta exposição sobre o TEF: “Porque a cultura de um país ou uma região define o seu povo e porque achamos que 40 anos de trabalho em prol do teatro são inequivocamente 40 anos em defesa da cultura, que merecem ser destacados com dignidade”. Recorde-se que também no próximo sábado, pelas 21 horas, o TEF estreia o novo espetáculo para a infância e juventude, no Cine-Teatro de Santo António. Conforme já noticiou o DIÁRIO a peça chama-se “O Gato das Botas” e tem encenação de Eduardo Luiz.