“Madeira. No centro da cor, o Som” no Teatro
O Grupo Dançando com a Diferença protagoniza, nos próximos das 16, 17 e 18 de Setembro, o espectáculo “Madeira. No Centro da Cor, o Som”.
O evento realiza-se no Teatro Municipal Baltazar Dias, no âmbito das comemorações dos 40 Anos da Autoniomia, sendo que as sessões acontecem nos dias 16 e 17 pelas 21h30 e no dia 18 o espetáculo dá-se às 18 horas.
A entrada é livre, mas os bilhetes devem ser previamente levantados na bilheteira do Teatro.
O espetaculo, com música de Vitor Sardinha, fez parte da abertura do Festival de Música da Madeira no ano de 2015.
Da autoria de Henrique Amoedo, director artÃstico e principal mentor deste reconhecido projecto de Dança Inclusiva, “esta coreografia leva-nos numa viagem encantatória pelos mais variados aspectos da ilha da Madeira dos elementos da natureza à s cores e aos sons, do trabalho e à coragem das suas gentes à vida e ao futuro, tendo como fundo musical obras de VÃtor Sardinha aos quais o público não ficará certamente indiferente”, refere a associação.
“Porque a Autonomia também se consolida a repensar a identidade e a cultura de um povo, encontramos nas artes uma janela privilegiada da sua afirmação inclusiva, à qual devemos incentivo e aplauso”, diz Tranquada Gomes, presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
De salientar que as comemorações da Autonomia têm decorrido ao longo do presente ano através de várias iniciativas abrangentes a diversas áreas, sendo que este espetaculo surge a partir de uma parceria entre a Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença e a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, com o objectivo de “proporcionar à população em geral a oportunidade de assistir um espetaculo que celebra verdadeiramente a nossa Autonomia e a nossa Região”, refere a organização.
Actualmente sob a égide da Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença, recorde-se que o grupo Dançando com a Diferença iniciou-se em 2001 na ilha da Madeira. Desta iniciativa constituÃram-se os grupos secundários (com focos de acção nos âmbitos educacionais e de apoio terapêutico) e também um grupo principal que acabou por ser homónimo ao projecto mãe, o grupo Dançando com a Diferença, que tem o seu foco direccionado à performance artÃstica em dança.