Janeiro solidário e musical no Baltazar Dias
O arranque do mês de Janeiro inicia-se com música no Teatro Municipal Baltazar Dias. Logo no primeiro dia do ano o espetáculo estará a cargo da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, em dois concertos integrados nas Celebrações de Natal e Fim de Ano, promovidos pela Secretaria da Economia, Turismo e Cultura. O maestro Luís Andrade foi convidado a dirigir estes espetáculos que decorrem às 18 horas e às 21h30.
Já no dia 8 de janeiro a programação é solidária, com o “Unidos”. A partir das 21h30, o evento solidário organizado por Raquel Lombardi, paciente de cancro da mama, levará a palco Luciano Lombardi na guitarra e Norberto Cruz no bandolim. Os bilhetes custam 10 euros e revertem a favor de várias instituições de caris solidário da Região. Pelas 18 horas do dia 9 de janeiro, o Baltazar Dias volta a encher-se de música com a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, num concerto de Música de Câmara em que os bilhetes custam 10 euros.
“O Homem que confundiu a sua Mulher com um Chapéu” estará em cena no dia 15 de Janeiro, às 10h30 para alunos da Universidade da Madeira, com entrada gratuita e às 21h30 para o público em geral, tendo um custo de 5 euros. A peça baseia-se em casos clínicos gerais e numa relação triangular que surge entre médico, paciente e público. Esta é uma produção Artemotion, baseada numa obra do neurologista Oliver Sacks, sendo que tencionar aletar para o tema da saúde mental.
Na quarta-feira, 16 de Janeiro, a Orquestra Clássica da Madeira irá protagonizar um “concerto Tutti”, a partir das 18horas. Miguel Esteves Cardoso e José Tolentino Mendonça lançam ao público o desafio de embarcarem numa “viagem Literária”, a partir das 17 horas do dia 23 de Janeiro. Esta será uma conversa dirigida pelo Jornalista João Paulo Sacadura, que abordará temas da literatura. O evento de entrada livre tem decorrido em várias cidades de norte a sul do país, levando grandes escritores a teatros de 18 cidades nacionais, fomentando o gosto pela leitura.
“Bichos”, um espetáculo do grupo Dançando com a Diferença, será apresentado nos dias 23 e 30 de Janeiro, Às 21h30 e no dia 31 às 17 horas. Este espetáculo resulta de uma coreografia de Rui Lopes graça, com direção artística de Henrique Amoedo, baseada na obra homónima de Miguel Torga, abordando questões fundamentais sobre a sociedade e a própria existência. Neste espetáculo, o homem apenas mais um bicho entre os outros não ocupando um lugar privilegiado.
Por fim, a exposição “40 Anos de teatro Experimental do Funchal” irá continuar no Salão Nobre do teatro Baltazar Dias até 9 de fevereiro. Esta é uma exposição de entrada livre em que o TEF, em coprodução com a Câmara Municipal do Funchal, apresenta as memórias dos espetáculos realizados, numa junção de peças utilizadas durante as suas várias encenações.