Musicais, concertos e ballet no Teatro Municipal em Dezembro
O Teatro Municipal Baltazar Dias tem uma oferta de vários espectáculos diferentes, para a época natalícia. É já de 4 a 6 de Dezembro que estará no palco ‘A Bela e o Monstro’, um musical infantil, baseado no filme homónimo da Disney.
O espectáculo será apresentado por alunos da Escola de Dança do Funchal, com idades compreendidas entre os 3 e os 16 anos. A aventura de Bela, feita prisioneira por um monstro que acaba por revelar-se afinal um príncipe com melhores sentimentos do que aqueles que à partida o caracterizam, é contada através de canto, representação, dança clássica e contemporânea.
Segue-se, de 9 a 11 de Dezembro, ‘I Love Ballet’, que marca o início de uma série de espectáculos da Associação de Dança e Artes da Madeira (ADAM), que pretendem levar ao convívio dos espectadores toda a beleza e graciosidade do ballet clássico.
Finalmente, a Escola de Bailado de Carlos Fernandes apresentará uma reposição do ballet burlesco ‘Petrouschka’, com música de Stravinsky, uma peça já exibida no Centro de Congressos da Madeira com notável sucesso. Petrouschka narra a história de amores e ciúmes de três marionetas numa feira de São Petersburgo. Petrouschka é uma figura tradicional do burlesco, conhecida nos países latinos como Polichinelo. As outras personagens que completam o trio amoroso são a bailarina e o mouro.
Há, no entanto, muitos mais personagens em palco, com um guarda-roupa muito variado e colorido, tornando esta produção muito atractiva do ponto de vista visual.
Além destes eventos, estão previstos vários concertos de música clássica. No dia 2 de Dezembro, às 21h30, o Quinteto de Metais Madbrass, da OCM, tocará obras de compositores variados (ver outro artigo no Funchal Notícias); a 3 de Dezembro, à mesma hora, actua a Orquestra Académica do Conservatório, com 56 elementos, sob a direcção do maestro Francisco Loreto. O espectáculo terá a duração de 55 minutos e inclui a interpretação de obras de compositores como Copland, Sibelius, Morricone, Beethoven e Bizet.
A 12 de Dezembro, às 18 h, a Orquestra Clássica da Madeira actua sob a batuta do maestro convidado Jean Sebastien Bereau, tendo como solistas os pianistas Honor O’Hea e Robert Andres.
Do programa constam obras de Rossini, (abertura Guilherme Tell); Bruch (Concerto para dois pianos e orquestra, Op. 88); Schumann (Sinfonia nº 4 em Ré menor Op. 120).
A 13 de Dezembro, às 18 h, a Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira apresenta um recital pelo pianista italiano Vincenzo Balzani, nascido em Milão e um artista de renome mundial com mais de mil concertos no seu currículo.
Já a 22 de Dezembro, a Associação Orquestra Clássica da Madeira comemora a época natalícia apresentando em palco obras de Vivaldi, Haendel e Bach interpretadas pelo Baroque Ensemble.
A 29 de Dezembro será a vez da OCM apresentar o seu concerto de fim-de-ano, protagonizado pelo maestro convidado Luís Andrade e pelo solista Alexander Kagan.
Do programa consta a Sinfonia Espanhola Op. 21 de Edouard Lalo, para violino e orquestra, e as suites 1 e 2 de L’Arlésienne, de Bizet.
A 30 de Dezembro, a Associação dos Amigos do Conservatório promove “uma extravagância festiva para oito mãos a dois pianos”, um concerto ao som dos pianos Steinway e Bechstein, com artistas conhecidos do público: András Hennel, Anikó Harangi, Cristina Pliousnina, Honor O’Hea, Iryna Kózina e Robert Andres. Serão tocadas obras de Bach, Haendel, Gounod, Smetana, Bizet, Elgar, Joplin e Sousa.
Entretanto, está patente no Teatro Municipal uma exposição comemorativa que, no seu Salão Nobre, lembra os 40 anos do Teatro Experimental do Funchal (TEF) e os respectivos espectáculos realizados. Inclui trajes utilizados nos mesmos.