Moretti toca clássicos da literatura pianística
A Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira (AACMM) prossegue a temporada artística anual e prepara-se para promover aquele que será o primeiro de três concertos integrados nas Festas de Natal e Fim de Ano, realizados com apoio da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura.
O evento musical realiza-se no domingo, dia 11, pelas 18 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias, protagonizado pelo conceituado pianista italiano Maurizio Moretto,que regularmente se apresenta aos públicos em quatro continentes, como solista e com orquestras e maestros de renome.
Conforme explica Robert Andres, responsável pela AACMM, “o programa do recital incide sobretudo em obras de compositores consagrados das épocas de romantismo e impressionismo, destacando-se, contudo, o “Allegro bárbaro” de Bartók,uma obra brilhante e célebre por ter introduzido uma nova estética musical no século 20, cruzando idioma folclórico com ritmos e harmonias penetrantes e vigorosos do assim chamado “primitivismo”.
Os bilhetes custam 12 euros (venda antecipada) e 15 euros (no dia do concerto) à venda na bilheteira do Teatro Municipal.Os sócios da ANSA têm desconto de 50%. Os sócios da AACMM, tal como alunos do CEPAM e DSEAM têm entrada gratuita.
Sobre o pianista
Nascido em Cagliari, Maurizio Moretti é um dos mais conhecidos intérpretes da conceituada escola italiana de piano. Apresenta-se regularmente em salas mais prestigiosas na Europa, incluindo Berlim, Viena, Moscovo, Amesterdão, Praga, Milão, Budapeste, Frankfurt, Madrid e Estocolmo, entre outras. Toca frequentemente também em Japão, América do Norte e de Sul, Golfo Pérsico e Austrália.
Presentemente, é professor de quadro do Conservatório de Música em Cagliari,ensina também na Schola Cantorum em Paris e é professor convidado do conceituado Festival e Academia Kusatsu em Japão, tendo orientado masterclasses um pouco por todo o mundo.