O desafio foi lançado a vários criadores portugueses: transformar 70 cavaquinhos, em 70 obras de arte. Esta exposição coletiva, nacional e itinerante, é o resultado desse desafio e uma forma de dar visibilidade ao cavaquinho, pequeno instrumento de cordas, que acompanhou a diáspora portuguesa e se espalhou pelo mundo.
Inserida num conjunto de atividades promovidas pela Associação Cultural e Museu do Cavaquinho no sentido de sensibilizar a população para a riqueza patrimonial deste instrumento e da sua prática, a mostra chega agora ao Teatro Municipal Baltazar Dias em coprodução com a Câmara Municipal do Funchal, depois de ter passado por outras localidades do continente.
Setenta artistas plásticos portugueses fizeram uma intervenção artística em cavaquinhos e o resultado é um livro de arte e uma exposição. A exposição tem por objetivo dar visibilidade ao cavaquinho, um pequeno instrumento de cordas que está a ser objeto de estudo, através da Associação Cultural e Museu Cavaquinho, fundada por Júlio Pereira. No total estarão expostos no livro 70 cavaquinhos que foram transformados em objetos artísticos, com recurso a diversos materiais e técnicas.