Os qu'emigraRAM
Uma criação de Ricardo Brito
Com João Paiva, José Gregório Rojas e Sara CÃntia
Sessões:
12 de abril às 21h
13 de abril às 21h
14 de abril às 18h
Bilhetes: 7€
Coprodução: Teatro Municipal Baltazar Dias
Parceiro Institucional: Ministério da Cultura e JM – Jornal da Madeira
Projeto de investigação-criação teatral em torno dos conceitos de emigração, diáspora e identidade madeirenses, abordando-os na perspetiva daqueles que ficaram, numa altura em que se verifica um retorno ao arquipélago, forçado pelas incertezas numa solução polÃtica para a Venezuela, assim como pelas dúvidas e receios provocados pelo processo Brexit.
Partindo de uma recolha de testemunhos junto daqueles que ficaram, deixando os olhos postos no m(ar), propomos uma viagem pelo Ãntimo das veredas e caminhos desta terra fértil, tentando perceber o que dela brota, se ainda restam razões para sorrir… mesmo que no mais recôndito impasse.
Através de um processo de identificação do território e seu mapeamento, bater a cada porta entreaberta, enchendo malas de viagem com histórias cheias de razões para sair, argumentando para ficar e motivos para não voltar. Direcionando o teatro para o encontro com a comunidade, experimentar as ilusões à partida e à chegada, colocando os atores em situação de improvisação com pessoas reais, desenvolvendo a dramaturgia do futuro espetáculo.
Que território se constrói, quando toda a sua identidade se encontra em trânsito? Que território se observa através do olhar da diáspora? Que território se define numa região ultraperiférica? Que território é este, tão maleável ao exterior, mas tão sem ilusões para … Os qu´imigraRAM?