Inicial

Programação

MAIO

A Longa Ceia de Natal

de Thornton Wilder, Teatro Feiticeiro do Norte | M/12

23 a 25 de maio 20h
26 maio 16h

A longa ceia de Natal, de Thornton Wilder, publicada e estreada inicialmente em 1931, continua a ser uma obra instigante, no seu tratamento da temporalidade em face da brevidade humana e da sucessão das gerações. Um exercício dramático que constitui um desafio para os atores, uma vez que em poucos minutos lhes é solicitado que envelheçam, num processo de uma ceia de Natal que aglutina os Natais de muitas décadas de um mesmo núcleo familiar no espaço de uma mesma casa. É o próprio Wilder que reflete sobre a diversidade das receções públicas possíveis, da sua peça encenada, perante o espectáculo de uma sucessão concentrada do tempo. «De todas as minhas peças, é a que se deparou com a maior variedade de receções. Algumas representações foram acompanhadas por risos constantes; alguns espectadores ficam sacudidos por ela em profunda comoção; outros ainda acham-na cruel e cínica (“O quê? Os mortos são esquecidos assim tão depressa?”)». A Teatro Feiticeiro do Norte tentará responder na cena, com 7 atrizes e 4 atores a esse múltiplo desafio, através da tradução claríssima de Luiz Francisco Rebello, no ano em que se comemora o centenário do nascimento deste dramaturgo português, ensaísta e historiador de teatro - as efemérides temporais a cruzarem-se com as nossas escolhas dramatúrgicas. Como escreveu Jeremy McCarter acerca desta peça (adaptada para ópera com música de Paul Hindemith), “o tom de Wilder é enxuto, compassivo; se Deus se interessasse pela antropologia e os anjos registadores escrevessem com humor irónico e infinita tolerância perante a humana insensatez, era deste modo que os livros sagrados seriam lidos.»

Bilhetes

JUNHO

Notas sobre Solitude

Carolina Marcos Caldeira | M/6

5 de junho 19h

Ideia, guião e produção: Carolina Marcos Caldeira
Câmara: Carolina Marcos Caldeira, Juliana Lee
Edição, montagem e pós-produção: Chiara Missaggia
Banda sonora: Eldar Salamov & Luca Cescotti
Sonoplastia: Estúdio 21
Grafismos: Carolina Marcos Caldeira

Bilhetes no TMBD

Concerto com os Laureados do Concurso Nacional de Música

CEPAM e CMF | M/6

14 de junho 18h

No âmbito do Concurso Jovens Talentos 2023, promovido pelo Conservatório - Escola das Artes da Madeira, a Orquestra Clássica da Madeira irá realizar um concerto integrado no Ciclo Jovens Solistas com os laureados do concurso, o clarinetista André Costa e o violinista Filipe Abreu.
Este concerto nos enche de orgulho por termos a participação destes jovens que, a par de muitos outros, representam o futuro da nossa sociedade e da música em particular. É com esta postura e visão que a Orquestra assume, por um lado o apoio e o reconhecimento da qualidade artística e musical destes jovens e, por outro, o reconhecimento do nível do ensino artístico na Região.
Este tipo de parcerias, como a que existe com o Conservatório - Escola das Artes da Madeira, engrandecem e enobrecem a nossa atividade e clarifica também o papel da Orquestra Clássica da Madeira e da Música na nossa Sociedade.

Bilhetes

cEGOS SURDOS MUnDOS

Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira e CMF | M/12

21 de junho às 20h
22 de junho às 18h

Sociedade que vive contida por fórmulas, limites e alvos inalcançáveis.
Coletivo que promove a insatisfação e sentimento de incapacidade.
Números que representam pessoas, pessoas que se traduzem em taxas, estatísticas e porcentagens prescindíveis, valores que simbolizam sucesso ou fracasso.
Rebanho construído para alimentar os fartos.
Sociedade de ruído e de interior escasso.
Comunidade que espelha o seu reflexo melancólico, dependente de julgamentos externos.
Seres que alimentam o narcisismo, obstruindo todos os canais de empatia e fraternidade.
Indivíduos voltados para si mesmos e para as dissertações ocas que deles provêm.
Humanos que, de forma animal, encontram refúgio na solidão e isolamento.
Egos que elegem não ouvir senão a sua própria voz.
Cegos que guiam mudos, mudos que proferem a surdos, surdos que ecoam nos seus mundos.
Cegos que comandam rebanhos surdos, que se por exclusão escutam, sairão calados e mudos.
Pessoas que em silêncio gritam por socorro.
Jovens que crescem vazios de expectativa e credo.
Cabeças desconcertadas e carentes de sustento.
Vozes reprimidas.
Sepulturas por si cavadas.

Bilhetes no TMBD

JULHO

APATIA

Mariana Fonseca | M/12

20 e 21 de julho 18h

Um problema, duas soluções, uma escolha pouco ética e moral. ELE empurra-a. ELA morre. ELES sobrevivem. ELE não a empurra. ELA não morre. ELES não sobrevivem. O CORO - personagem que não age, comenta e faz juízos de valor - estará sempre presente apesar deste drama não ser sobre ele.
Esta é a segunda criação de Mariana Fonseca, a partir de um texto original da sua autoria. O espetáculo, com uma forte componente física, protagonizado pelos atores Daniel Viana e Sandra Pereira, inclui ainda um Coro composto por 5 atores inspirado pela obra Os Velhos Também Querem Viver, de Gonçalo M. Tavares.

Bilhetes