2, 3, 6, 9, 10 de novembro 18h
2 nov 18h
Recital de piano
Lorenzo di Bella (Itália)
3 nov 18h
Recital de piano
Murray McLachlan (Escócia)
6 nov 18h
Recital de piano a quatro mãos
António Luís Silva & Tiago Nunes (Portugal)
9 nov 18h
Recital a 2 pianos
Marco Sollini & Salvatore Barbatano (Itália)
10 nov 18h
Recital de piano
Andreas Frölich (Alemanha)
7 e 8 de novembro
Visa promover um encontro entre as linguagens da vídeo arte das diferentes culturas, propondo uma reflexão e um pensamento audiovisual, explorando relações com tendência experimental e/ou ligação com a tecnologia. Propõe a divulgação e assimilação de experiências, métodos e saberes, potenciando as relações pensamento/ação e criatividade/inovação, nas experiências cambiantes da sociedade contemporânea.
Produção: + ART CONTEMPORARY Associação Cultural
Direção Artística: Hernando Urrutia
Coprodução: Câmara Municipal do Funchal
15 e 16 de novembro
A 9ª Edição do Festival Internacional de Bandolins da Madeira apresenta um formato onde possibilita uma maior proximidade do público, demonstrando as variadas linguagens que compõem o bandolim. Este evento conta com a presença dos artistas internacionais Vincent Beer-demander (França), Marcin Dylla (Polónia) e o MiniM Ensemble (Itália) e o 39º Encontro Regional de Tunas e Orquestras da Madeira.
Partindo da Madeira para o mundo, com uma tradição secular no bandolim e na guitarra, encontram-se orquestras e tunas madeirenses, com projetos de artistas de renome mundial, numa grande celebração a música através destes instrumentos.
Produção: ABM-Madeira
Coprodução: Câmara Municipal do Funcha
22 de novembro a 6 de dezembro
O “Lobo Mau” aquela criatura que, por norma, vive em bosques e florestas, à espera da sua próxima refeição (geralmente humanos) e que, mais e menos diretamente, constrói a base para muitos dos medos que desenvolvemos ao longo da vida. Sete atores, construtores, não de casas de paus, palha ou tijolos, mas de medos – afinal, o que são medos senão atores em fatos? (certo?) Esta é uma viagem ao interior do “Lobo”; é preciso literalmente dissecá-lo para compreendê-lo. Que medos escolhemos carregar connosco? Porque é que nos prendemos nas nossas cabeças? A que é que prestamos devoção? Que histórias inventam para nos mantermos assustados?
Dramaturgia e encenação: Rodrigo Costa Assistência de encenação: Frederica Teixeira
Atores: Sandro Nóbegra, Lícia Agrela, Henriqueta Teixeira, António Garcês,
Rosário Antunes, Dorita Serrão e Rui Barata.
Cenografia, Figurinos e Adereços: Rodrigo Costa
Sessão de dia 30 de novembro às 18 horas com
interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
23 de novembro às 16h
"Emaranhados" é uma narrativa visual composta de performance artística ao vivo com marionetas e vídeo projeção, concebido a partir de objetos de naturezas diversas encontrados na orla marítima madeirense.
A performance artística consiste na interação do lixo, dos animais, dos humanos e do seu habitat, levantando as questões: o que estamos a criar?
Será um monstro que não para de crescer? Ou ainda vamos a tempo de reverter esta situação?
Vencedores da Bolsa de Criação Artística 2024 na vertente das Artes Performativas
Local: Salão Nobre TMBD Noble Hall
7 de dezembro às 18h
Floraleda Sacchi é considerada pela crítica como uma das harpistas mais interessantes e originais do panorama internacional. Ela gravou mais de trinta álbuns e obtiveram grande apreço, confirmando-a como uma das harpistas com maior número de ouvintes recorrentes que lhe permitem ganhar mais de um milhão de streams por ano. Ganhou prêmios em concursos e se apresentou como solista na Ásia, Austrália, América do Norte e do Sul, Europa e África em grandes salas e festivais.
12 de dezembro a 5 de janeiro
Uma exposiçaõ de mesas de Natal que pretende recriar o espírito natalício, onde o Bordade Madeira assume o papel principal.
A Bordal foi fundada a 10 de março de 1962. Ao longo destes anos a empresa dedicou-se à inovação e adaptação do mercado regional e internacional procurando aumentar a wxportação dos seus produtos para diversos países nos quarto cantos do mundo.
19 a 22 de dezembro
Nicolau, um jovem órfão de mãe, vive numa floresta com o pai. Quando o pai parte em busca da aldeia dos elfos, Nicolau é deixado aos cuidados de uma madrinha cruel. Ao descobrir um mapa desenhado pela mãe, ele foge com o seu esquilo de estimação em busca do pai.
Após uma jornada cheia de desafios, Nicolau é capturado pelos elfos e levado à sua aldeia por suspeitas de ser perigoso. Escapando da prisão, ele resgata uma criança elfo raptada, ganhando a gratidão dos elfos. Em troca, eles oferecem presentes a Nicolau, que tem uma ideia brilhante que mudará a aldeia dos elfos e o mundo.
Encenação: Miguel Vieira
Elenco: Petra Gomes, Júlia Franco, Carina Teixeira, Isabel Parker, Marco Olival, Fábio Ferro, Carina Teixeira, Clara Franco, Luís Sousa, Paulo Sotero, Paulo Soares, Tiago Barros, Isabel Parker, João Camacho, Inês Aguiar, Pedro Pisco e Pedro Monteiro Direção artística: Miguel Vieira
Direção Musical: João Alves
Direção Vocal: Carla Moniz
Texto: Rosário Antunes
Composição Musical: Eduardo Brito
Maestro: Rodolfo Cró
Coreografias: Inês Aguiar Figurinos: Fábio Sousa
Adereços: Miguel Vieira e Fábio Sousa
Cenografia e Desenho de Luz: Miguel Vieira
Multimédia: Bruno Santos
Direção de Cena e Luz: Avelina Macedo
Direção de Som: Luís Calhanas
Coprodução: CMF
Sessão de dia 22 de dezembro às 18h com Audiodescrição e
interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
28 de dezembro às 18h
A Orquestra Clássica da Madeira despede-se de 2024 com o tradicional concerto de "Fim de Ano".
Para esta ocasião irá apresentar-se com o solista João Martinho, trombone solista da Philharmonisches Staatsorchester Hamburgo, sob a direção do maestro Luís Andrade, onde para além do fabuloso Concerto para Trombone e Orquestra de Ferdinand David, serão interpretadas obras maiores e festivas para Orquestra Sinfónica.
Maestro: Luís Andrade
Solista: Trombonista João Martinho
Direção Artística: Norberto Gomes
Entidade Promotora: Associação Notas e Sinfonias Atlânticas
Apoio: Câmara Municipal do Funchal
30 de dezembro às 18h
O concerto tradicional da AACMM, “Com Música para o Ano Novo”, está dedicado este ano a um dois mais interessantes compositores americanos do início do século 20, George Gershwin. Além das inúmeras canções cuja popularidade transcende o tempo, escreveu também várias obras com a intenção de combinar a vitalidade rítmica e harmónica de jazz com a herança da música clássica europeia. O programa deste concerto pretende apresentar os dois lados do compositor e partilhar a alegria e as emoções intensas da sua música, expressas através das sonoridades cativantes dos instrumentos e das vozes, transmitindo entusiasmo, otimismo e esperança aquando da entrada para o Ano Novo.