Teatro regista aumento de 22% nos espectadores

Estratégia da CMF tem passado por levar mais público ao “Baltazar Dias” e aumentar a qualidade dos espectáculos

O Teatro Municipal Baltazar Dias registou um aumento de 22% no número de espectadores, entre 2014 e 2016, naquele que é apontado como um objectivo bem sucedido da estratégia cultural da autarquia do Funchal para a cidade.

Ontem à tarde, na assinatura de um protocolo de cooperação entre a câmara municipal e o Teatro Nacional Dona Maria II, Paulo Cafôfo congratulou-se ainda por este mesmo espaço cultural ter recebido mais de 45 mil pessoas, no ano passado.

O edil destacou que a estratégia da Câmara passa por levar mais público ao “Baltazar Dias”, mas também por «aumentar a qualidade dos espectáculos que se realizam no Teatro Municipal». Foi nesse sentido que destacou a importância do acordo formalizado com o Teatro Nacional D. Maria II.

A par do Sardoal e Vila Real. o Funchal integra, desde 2016, uma nova rede nacional de teatros, a EUNICE (em homenagem à actriz Eunice Muñoz), que prevê a apresentação de três espectáculos por ano, até 2019, «fora outras parcerias que estão já a ser pensadas», sublinhou o autarca.

Recorde-se que este acordo já se materializou em duas peças: “Ifigénia”, no passado dia 3, e “A Origem das Espécies”, ontem.

Este ano, dentro de alguns meses, um novo teatro municipal integrará a rede EUNICE, adiantou, por seu turno, Sofia Campos, do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, «para juntos, continuarmos a construir e partilhar um mapa cultural cada vez mais rico e alargado».

A responsável realçou que este projecto pretende «levar o teatro a todos», «reforçando a oferta teatral de qualidade e enriquecendo e valorizando as comunidades envolvidas».

Essa valorização será feita «tanto através da legitimação dos espaços culturais públicos locais, como através do esforço que é feito junto da população, reconhecendo o seu direito fundamental à fruição cultural e promovendo a igualdade de acesso», acrescentou.

Depois de assinado o protocolo, Paulo Cafôfo ofereceu ao Teatro Nacional D. Maria II um quadro com o cartaz de uma peça apresentada no Funchal em 1980, “Jardim Zoológico de Cristal”.

Jornal da Madeira – 6 de Fevereiro de 2017