Teatro nosso

Tragédia grega Ifigénia estreia esta noite na capital madeirense. No domingo sobe ao palco A Origem das Espécies, a partir de Charles Darwin.

A estreia da tragédia grega Ifigénia, hoje à noite, no Teatro Baltazar Dias, dá o mote para um fim de semana dedicado ao Teatro Nacional, ao abrigo da Rede Eunice, na mais emblemática sala da capital madeirense. A peça, com texto adaptado e encenação de Tiago Rodrigues, director artístico do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), apresenta Isabel Abreu como protagonista, num elenco composto por residentes do D. Maria II e actores convidados.

Ifigénia sobe ao palco pelas 21 horas, sendo a primeira obra trazida à Região através da rede nacional de teatro que abrange, desde o ano passado, o Baltazar Dias. No domingo, a partir das 18 horas, será a vez de outra produção nacional, A Origem das Espécies, ver subir o pano. A peça infantojuvenil, com criação e interpretação de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, deriva de uma adaptação para teatro da obra científica de Charles Darwin, num espectáculo que recorre a efeitos visuais e sonoros.

A magia do teatro não se cingirá, porém, ao palco, já que, paralelamente a ambas as produções, decorrerão outros eventos, entre os quais se destacam a reinauguração do Camarim da Prima Donna do Baltazar Dias, em homenagem à actriz Eunice Muñoz, hoje, pelas 19 horas, e a assinatura do protocolo entre o TNDMII e a Câmara Municipal do Funchal, no domingo, às 17 horas.

Recorde-se que a Rede Eunice é um projecto promovido pelo TNDMII, com o intuito de descentralizar as melhores produções do País, captando, desta forma, mais públicos para o teatro. O Baltazar Dias, ao ter sido escolhido para integrar a Rede Eunice, receberá, até 2019, um total de três espectáculos de Teatro Nacional.

Os ingressos para Ifigénia e a Origem das Espécies têm o valor unitário de cinco euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Jornal da Madeira – 3 de Fevereiro de 2017