Teatro, música e Carnaval animam o mês de Fevereiro

O mês de Fevereiro é “pequeno”, mas grande em eventos um pouco por toda a ilha

Fevereiro é o mês do Carnaval. Muitos sãos os eventos que se irão realizar ao longo destes 28 dias. O primeiro dia deste mês ‘pequeno’ começa em grande com a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, através da Orquestra Clássica da Madeira, que realiza um concerto de ‘Música de Câmara’, percussão e improvisação, pelas 21h30, no átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Na sexta-feira, pelas 21 horas, sobe ao palco daquele teatro a ‘Ifigénia’, uma adaptação contemporânea de uma tragédia grega que conta com o elenco do Teatro Nacional D.Maria II e actores convidados, sendo que o texto e a encenação são da autoria de Tiago Rodrigues.

No sábado, pelas 18 horas, é a vez da Assembleia Legislativa da Madeira receber o espectáculo de ‘Música de Câmara’ com os Ensemble XXI.

‘A Origem das Espécies’ 

Já no domingo, dia 5, o Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe “A Origem das Espécies”, pelas 18 horas. Uma produção do Teatro Nacional D. Maria II,em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, dedicada à infância e juventude, que adapta para o universo mágico do teatro a obra científica de Charles Darwin, num espectáculo com muito recurso ao vídeo.

Concerto de aniversário da OCM

No dia 11, pelas 18 horas, a Orquestra Clássica da Madeira (OCM) realiza um concerto de aniversário, no Centro de Congressos do Casino da Madeira. Destaque para o maestro convidado Pedro Neves e os artistas Maria João & Mário que irão abrilhantar o evento que promete ficar para a história.

Porque a época da folia começa a ganhar expressão, de 7 a 24, das 10 às 12h30 e das 14 às 17h30, os Serviços Educativos da Casa-Museu Frederico de Freitas realizam a iniciativa “Cem partidas de Carnaval” que consiste em visitas temáticas orientadas para inspirar as “máscaras ou partidas” a realizar em atelier, estando destinada a crianças do 1º e º ciclos, sendo necessário marcação prévia para o número 291 202 578.

Festa dos Compadres 

De 6 a 23, o concelho de Santana está no centro das atenções com a tradicional “Festa dos Compadres” que marca a abertura da época de Carnaval na Madeira, uma tradição popular com mais de 50 anos celebradas com grande entusiasmo naquele município. Trata-se de um certame conhecido pela sua originalidade, marcado pelas suas divertidas figuras gigantes que desfilam pelas principais ruas desta cidade, terminando com o julgamento público do “Compadre” e da “Comadre”, onde a ironia e a crítica social são a tónica dominante. O evento tem o seu apogeu no dia 19, pelas 14 horas, com o cortejo folião e o “Julgamento dos Compadres”.

Cortejo alegórico e Trapalhão 

No Funchal, a época carnavalesca realiza-se de 22 a 1 de Março, tendo os seus pontos altos nos dias 25 e 28 com o grande cortejo alegórico que se realiza pelas  21 horas sob a temática “Carnaval – Reino da Fantasia” e o “Trapalhão” que vai para à rua às 16 horas, respectivamente. Tratam-se de dois eventos que costumam arrastar muitas pessoas até à baixa citadina para verem “in loco” o que os participantes prepararam.

Diário de Notícias – 31 de Janeiro de 2017