Os pianistas franceses Pascal Ami Hakuuno Rogé serão os primeiros músicos a abrirem o Madeira PianoFFest.

Os pianistas franceses Pascal e Ami Hakuno Rogé serão os primeiros músicos a abrirem a segunda edição do Madeira PianoFest, uma iniciativa promovida pela Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira em coprodução com a Câmara Municipal do Funchal e com o apoio da Direcção Regional da Cultura.

O festival que tem Direcção artística de Robert Andres, terá lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias entre os dias 5 e 13 de Novembro, sendo que o primeiro recital será já no próximo sábado, dia 5 de Novembro, pelas 18 horas. O segundo recital acontecerá no dia 6, domingo, pelas 18 horas. Será um concerto com dois pianos, protagonizado pelas irmãs russas, Galina e Irina Chistiakova, duas jovens que começaram a actuar em duo ainda antes de terem entrado numa escola de música.

Representantes de afamada escola pianística de Moscovo, já ganharam inúmeros prémios nos concursos internacionais, tanto a solo como em duo.

Já no dia 9 de Novembro, quarta-feira, e+elas 18 horas,será a vez do recital de piano a quatro mãos com os pianistas catalães e “artistas Steinway”, CCarles Lama e Sofia Cabruja.

Este casal de pianistas vão trazer à Madeira a ópera “Goyescas” do compositor espanhol Enrique Granados, que estrearam nesta versão no dia 28 de Janeiro de 2016, e passados exactamente 100 anos depois do dia da estreia mundial da obra, no célebre Carnegie Hall em Nova Iorque.

No penúltimo dia deste festival, sábado, dia 12, vão actuar, pelas 18 horas, o duo Kiveli e Danae Doerken.

O seu programa inclui, na versão para piano a quatro mãos, a obra orquestral “A sagração da Primavera” de Igor Stravinsky, uma obra que teve influência sobre os compositores e música do século XX.

Para último dia deste festival de piano, dia 13 de Novembro,  às 18 horas, a Associação guardou a actuação do conceituado pianista português Artur Pizarro que se apresentará em concerto com o pianista italiano Rinaldo Zhok. Ambos apresentarão obras dos mestres da tradição espanhola. de Bizet e Albéniz a Infante e de Falla.

Jornal da Madeira – 2 de Novembro de 2016