Pascal & Ami abrem “Piano Fest”

Do Carnegie Hall em Nova Iorque, do Kings Place em Londres, e da Ópera de Sydney para o Funchal, Pascal Rogé e Ami Hakuno Rogé formam o par de pianistas este ano responsável pela abertura da segunda edição do Madeira PianoFest, a começar já neste sábado no Teatro Municipal Baltazar Dias. Este evento dá inicio à nova temporada 2016/2017 da Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira (AACMM), um festival feito de cinco concertos, promovido por esta, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal e com o apoio da Direcção Regional da Cultura.

O primeiro concerto é para piano solo e piano a quatro mãos, com a dupla de reputados instrumentistas, ele francês, ela japonesa. Pascal Rogé é considerado um embaixador da música francesa. Vai interpretar algumas peças a solo e outras acompanhado pela sua mulher, Ami Hakuno Rogé. “O concerto será mais uma oportunidade, depois do concerto integrado na Semana da Múica de Câmara, apresentado pela AACMM em Junho passado, para celebrar os 150 anos sobre o nascimento do ícone do modernismo francês, Erik Satie”, refere Robert Andres, director artístico e presidente da direcção da AACMM, sobre o espectáculo com início às 18 horas.

O programa é composto por obras de outro compositores, para além de La Belle Excentrique e Parade (“Fantasia Séria” – bailado) de Satie. Vão tocar sonata para piano a 4 mãos de Francis Poulenc; Prelúdios – Voiles / La Puerta del Vino (solo), Reflets dans l’eau (solo) L’Ile Joyue (solo), La Mer (esboços sinfónicos) e Petite Suite de Claude-Achille Debussy; e ainda a Rapsódia Espanhola, de Maurice Ravel.

Pascal e Ami Rogé marcam presença em importantes festivais internacionais, a par da carreira que desenvolvem também em casa. Carnegie Hall, Kings Place, The Sage Gasteshead, Ópera de Sydney, Festival Joy of Music em Hong Kong, Festival Internacional de Piano em Singapura, Festival da Música de Câmara de Austrália, Festivais Internacionais de Piano de Beijing e de Canberra, Incontri in Terra di Sienna em Toscana (Itália), Lofoten Festival Internacional de Música de Câmara são alguns dos espaços e eventos que constam do currículo desta dupla, que já actuou ao vivo para a Rádio France e BBC Rádio 3 e estreou a nível mundial ao recém-encomendado concerto para dois pianos de Matthew Hindson com a Orquestra Sinfónica de Sydney, dirigida por Vladimir Ashkenazy.

A par de actuarem com várias orquestras internacionais, têm também discos gravados- “WeddingCake” inclui repertório francês para quatro mãos e dois pianos e a obra “Ami Suite”, criada por Paul Chihara para eles. Outra chama-se “Pascal & Ami Rogé tocam Debussy e Ravel”, e o mais recente intitula-se “Música para dois pianos e percussão”, data de 2015. Neste último apresentam a sonata para dois pianos e percussão de Bartók, Bolero de Ravel e Pulse Magnet de Hindson.

Este concerto é um dos pontos altos da temporada que agora começa, e que vai oferecer outros motivos para aplaudir a AACMM. Para o público em geral os bilhetes custam 12 euros, e venda antecipada, 15 euros no dia do concerto. A organização dispõe também de um pacote de 30 euros para três concertos diferentes à escolha. Os sócios da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas pagam 7,5 euros, os da AOCMM têm entrada gratuita, assim como os alunos da Direcção de serviços de Educação Artística e Multimédia e do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, mediante disponibilidade da sala, e as crianças do 7 aos 12 anos, desde que acompanhadas por adultos.

Diário de Notícias da Madeira – 3 de Novembro de 2016