Iniciativa da Associação de Amigos do Conservatório de Música da Madeira

“Madeira pianofest” sábado no Teatro Municipal Baltazar Dias

Evento conta com oito pianistas de sete nacionalidades em várias combinações, algumas das quais raramente ouvidas.

Depois do “Madeira Liszt Festival”, em 2011, e o “Madeira Rachmaninov Festival”, em 2014, a Associação de Amigos  do Conservatório de Música da Madeira inicia a sua temporada 2015/2016 com mais um evento inédito, intitulado “Madeira Pianofest”.

Trata-se de um festival de piano que, nesta edição, apresenta oito pianistas de sete diferentes nacionalidades em várias combinações, algumas das quais, raramente ouvidas: piano a quatro mãos, piano a seis mãos, dois piano e oito mãos a dois pianos. São eles: Honor O’Hea, Robert Andres, Julian Jacobson, Mariko Brown, András Ervin Hennel, Anikó Harangi, Cristina Pliousnina e Iryna Kózina, provenientes da Croácia, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Japão, Portugal e Ucrânia.

Os sons do Steinway, propriedade da Câmara Municipal do Funchal, e do Bechstein, propriedade da Direção Regional da Cultura, amalgamar-se-ão em timbres requintados numa programação diversa, atraente e acessível.

O “Madeira Pianofest” tem por objectivo demonstrar a forma como a capacidade quase ilimitada do instrumento veio despertar a fantasia criativa dos compositores das mais variadas épocas, resultando na criação de um vasto repertório existente.

Os recitais realizam-se no sábado, dia 7, pelas 18 horas, no domingo, dia 8, pelas 18 horas, quarta-feira dia 11, às 21h30, e no domingo, dia 15, às 18 horas, no palco do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Cada concerto custa 15 euros, dois concertos à escolha têm o custo de 25 euros e o ciclo inteiro custa 40 euros, estando os ingressos à venda na bilheteira daquele teatro.

Refira-se que o “Madeira pianofest” será apresentado em coprodução com a Câmara Municipal do Funchal e com os apoios da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da direção regional da Cultura, do grupo Porto Bay e do Conservatório – Escola das Artes da Madeira.

Jornal da Madeira – 4-11-2015