“Madeira de A a Z” no Teatro Municipal Baltazar Dias

A inauguração das conferências decorreu na passada quarta-feira, no Teatro Municipal Baltazar Dias, tendo como tema central o “Teatro”. Estas conferências englobarão temas associados à História, Cultura e Ciência, desde a banda desenhada e a música, passando pela literatura infantojuvenil e o teatro, com o envolvimento de cerca de 35 investigadores.

A Câmara Municipal do Funchal em parceria com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, a Cátedra Infante Dom Henrique para Estudos Insulares, a Agência de Promoção Atlântica, a Universidade da Madeira e o Instituto Cultural dos Açores promovem, ao longo deste ano 2017, as Conferências do Teatro: Madeira de A a Z.

As conferências serão um encontro entre investigadores culturais, académicos e comunidade em geral, onde abordarão as temáticas contidas no Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira, considerado por muitos como o Novo Elucidário Madeirense para o século XXI. Estas conferências englobarão diversos temas associados à História, Cultura e Ciência, desde a banda desenhada e a música, passando pela literatura infantojuvenil e o teatro, com o envolvimento de cerca de 35 investigadores.

A inauguração das conferências decorreu na passada quarta-feira no Teatro Baltazar Dias, tendo como tema central o Teatro, “a partir da evocação do nascimento do dramaturgo que se deu no mês de Janeiro, e que foi considerado como um dos mestres da comédia satírica”.

Será criado um cartão das conferências em memória do cartão do Teatro que existiu em 1907. As sessões serão gravadas e disponibilizadas em DVD a quem assistir a 50% das conferências. As pessoas assistir a 80% das conferências terão acesso gratuito a um volume publicado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa.

Acrescentar que as conferências são de entrada livre e decorrerão no Teatro Baltazar Dias, mensalmente, às quartas-feiras às 18h, e as suas temáticas estarão sempre relacionadas com os eventos celebrados por dias mundial e internacionais que aconteçam nesse mês, procurando, assim, ser mais uma iniciativa que homenageie os acontecimentos evocados.

Os coordenadores do projecto são: Luisa Paolinelli e Cristina Trindade, estando o secretariado a cargo de Fernanda Castro, Cláudia Neves e Carlos Barradas.

Tribuna da Madeira – 13 de Janeiro de 2017