Os jovens pianista e violinista regressam a casa para um concerto no próximo dia 27

O violinista Filipe Fernandes e o pianista Rafael Kyrychenko são os convidados da Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira (AACMM) para o próximo concerto no dia 27 de Fevereiro. O recital começa pelas 18 horas, com um programa escolhido para revelar a qualidade musical dos jovens músicos convidados.

“O programa do concerto incide sobretudo na música de cariz romântico e virtuosístico, escolhido para demonstrar todo o talento que os dois músicos possuem e que estão a desenvolver estudando com brilhantes intérpretes e professores com carreira mundial”, revela Robert Andres, presidente da AACMM.

Tanto Filipe Fernandes, como Rafael Kyrychenko deram os primeiros passoa na música na ilha , tendo passado pela Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DESAM) e/ou pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM) antes de seguirem estudos superiores no estrangeiro. Pelo caminho acumularam várias formações paralelas, prémios e concertos como solistas.

Filipe Fernandes começou com Nana Khachkalyan, tendo depois passado para o CEPAM, onde terminou o Curso Profissional de Instrumentista na classe de Norberto Gomes, com a classificação máxima. Actualmente estuda com Ilya Grubert e Maria Milsteins no Conservatório de Amesterdão.

Rafael Kyrychenko começou os estudos no CEPAM com Cristina Pliousnina e continuou com a professora até ingressar no Conservatório de Bruxelas com Daniel Blumenthal e fora com Maria João Pires.

O programa do concerto é formado por Doze prelúdios, dos 24 Prelúdios Op. 28, para piano solo, de F. Chopin; Sonatina em Sol menor D. 408, de F. Shubert; Meditação da ópera «Thais», de J. Massenet; Introdução e Rondo Caprichoso, de C. Saint-Saens; Valsa Sentimental, de P.I Tchaikovsky; e Lotus Land, de C. Scott/ F. Kreisler.

Os bilhetes podem ser comprados por 12 euros em compra antecipada, 15 no dia do concerto.

Diário de Notícias da Madeira – 19-02-2016