Irina Chistiakova mostra tradição russa

O recital de hoje no Teatro Baltazar Dias com a pianista está quase esgotado

A sonata em Ré maior KV 284 de W. A. Mozart; transcrições das canções Barcarola, Serenata e Erlkönig (Rei dos Elfos) de F. Schubert – F. Liszt, Quatro Peças Líricas, Dias de outrora, Borboleta, Nocturno e Uma tarde nas montanhas de E. Grieg; Três valsas Op. 34 de F. Chopin; e Reminiscências da ópera Norma de Bellini de Liszt são as obras a interpretar hoje pela pianista Irinia Chistiakova no concerto “Mestres da Música para Piano”. O concerto começa pelas 18 horas no Teatro Baltazar Dias. Actualmente existem apenas bilhetes disponíveis para os camarotes, revelou a Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira, que promove mais este recital.

Irina Chistiakova foi caso estudo. Considerada uma criança prodígio, começou os estudos de piano aos seis anos de idade e graduou-se pelo Conservatório de Moscovo. Aos nove já tocava no Grand Hall do Tchaikovsky Moscow State Conservatoire e era tão excepcional que Irene Langemann escolheu-a para dois filmes que fez sobre as crianças prodígio da Rússia.

Agora, em adulta, alia a técnica brilhante e a sensibilidade nas suas actuações, duas características distinguidas pela crítica internacional.

Irina Chistiakova não é um nome desconhecido dos madeirenses. Esteve na Madeira em Novembro num converto partilhado com a irmã, no âmbito da Madeira PianoFest 2016.E Já antes tinha cá passado. Regressa agora para um concerto feito de obras emblemáticas da época romântica.

Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do Teatro Baltazar Dias a partir das 9 horas. Custam 15 euros.

Diário de Notícias da Madeira – 29 de Janeiro de 2017