Génesis em versão acústica

Angelo Di Loreto e Adam Kromelow são os dois pianistas protagonistas do “Genesis Piano Project”, um formato a dois pianos a partir de grandes êxitos do grupo de rock progressivo. A digressão por Portugal passa também pela Madeira, com concerto no dia 11 de Novembro no Teatro Municipal Baltazar Dias. Os outros palco são em Lisboa, no Porto e aos Açores. Na capital vão actuar no Centro Cultural de Belém, que já está esgotado.

“One for the Vine”, “Fountain of Salmacis”, “In the Cage”, “Cinema Show”, “Lamia”, “Ripples”, “Carpet Crawlers” são algumas das músicas conhecidas da banda britânica formada no final dos anos 60, que marcou os anos 70, 80 e 90 e assim toda uma geração. Com mais de 130 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, é  considerada uma das maiores bandas de sempre e o ponto de partida para um concerto acústico “onde o virtuosismo do artistas dá um toque de clássico ao rock progressivo”, apresenta a produtora Mclerige, que com a Azores Airlines apresenta o formato em Portugal.

“A maioria da composições dos Genesis têm uma estrutura diversa e por vezes complicada, que passa repentinamente do rock à melodia passando mesmo por um toque de clássico, o que, após ouvirmos as mesmas adaptadas ao piano, ficamos com a sensação de tanto podermos estar num concerto de música clássica como de repente num concerto de rock”, acrescenta a Mclerige. O projecto parte depois para Ponta Delgada, vai estar no dia de Novembro no Teatro Micaelense. Segue-se Lisboa no dia 14 e Porto no dia 15, no Armazém.

Os bilhetes variam com a localização na sala, o mais acessível é o de 12 euros, para os camarotes de 2ª ordem, e o mais caro o de 22, para a plateia, filas A e B. Podem ser comprados no Teatro Baltazar Dias. A par deste vendido, a organização vai oferecer os lugares de fraca visibilidade a invisuais. Apesar de não poderem ver, podem ouvir o concerto. “É uma prática habitual da produtora, que vai também colocar cadeiras em palco, cerca de 20, para oferecer a convidados. Estas pessoas terão oportunidade de ver de perto Angelo Di Loreto e Adam Kromelow, enquanto tocam músicas que todos conhecem.

Dos EUA para a Região

Os “Genesis Piano Project” nasceu do cruzamento dos dois pianistas Angelo Di Loreto, natural de Buffalo, e Afam Kromelow, natural de Chicago, na sala de aula da Manhattan School of Music, que frequentaram. Foi lá que Adam Kromelow apresentou a Angelo Di Loreto a música da banda britânica de rock progressivo e dali surgiu a ideia de fazer arranjos para alguns dos grandes sucessos para serem tocados a dois pianos.

O projecto saiu à rua em 2011 nos Estados Unidos e percorreu palcos nestes país, até que em 2014 foram desafiados por um produtor a pisar palcos Europeus. Não mais pararam, tendo a actuação em Itália resultado em 2015 o primeiro EP deste projecto, chamado “Live in Italy”. No Youtube também são um sucesso, com milhares de visualizações.

Diário de Noticias – 28 de Outubro de 2016