Galina e Irina Chistiakova ao vivo a dois pianos

O segundo recital do Madeira Piano Fest 2016 é hoje protagonizado pelas irmãs Russas

Mozart, Brahms, Arensky e Rachmaninov foram os compositores escolhidos pelas irmãs Galina e Irina Chistiakova para o recital a dois pianos, a segunda proposta do “Madeira Piano Fest 2016”, iniciado ontem no Teatro Municipal Baltazar Dias. As pianistas, formadas pela Escola Central de Música e pelo Conservatório de Moscovo actuam a partir das 18 horas.

Sonata para dois pianos em Ré maior KV 448 de Mozart, Variações sobre um tema de Joseph Haydn Op.56b de Brahms , Suite “Silhuetas” Op.23 de A. Arensky, e Suite nº1 Op. 5 de Rachmaninov formam o programa desde segundo momento do Madeira Piano Fest, iniciativa da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira, a decorrer até ao dia 13 com mais três proposta, além da desta tarde. Os bilhetes podem ser comprados no local, custam 15 euros para o público em geral, há descontos vários e até entradas gratuitas em alguns casos.

Galina e Irina Chistiakova vêm da escola russa de piano, estudaram soba orientação de E. Hoyen, A. Riabov, S Voronov e M. Volskresenky, sendo de destacar a experiência das duas em música de câmara. A qualidade das duas irmãs levou-as a serem premiadas no concurso Novos Nomes que decorreu no Grande Salão do Conservatório de Moscovo em 2000 e Concurso Rubinstein, na mesma cidade, em 2010. No percurso, foram apoiadas com bolsas de estudo que as levaram mais longe nos estudos. Receberam apoios de Beneficência Vladimir Spivakov, do fundo Novos Nomes e do fundo francês Tudo Está Nas Mãos Das Crianças.

A música já as levou a vários palcos internacionais na Alemanha, França, Finlândia e Mónaco e em festivais internacionais, como Festival Internacional de Duos de Piano em Moscovo, em 2013, e o MITO-Festival, em Milão e Turim, em 2014.

Presentemente, Irina estuda na Alemenha com J. Rouvier e Galina na Itália com B. Petrushansky.

Diário de Notícias da Madeira – 6 de Novembro de 2016