Concerto da OCM sob a batuta de Pedro Neves

Pano do Teatro Municipal Baltazar Dias sobe no próximo sábado, a partir das 18 horas.

A Associação Notas e Sinfonias Atlânticas apresenta-se no próximo sábado, dia 16 de janeiro, pelas 18 horas, no teatro Municipal Baltazar Dias. O programa reúne oras dos compositores Cherubini – Abertura “Hospedaria Portuguesa”, em ré maior, W.A.Mozart – Sinfonia nº 38 em ré maior KV 504 “Praga” e L.Van Beethoven – Concerto para piano nº 5. A orquestra estará sob a batuta do maestro pedro Neves e contará com a participação do pianista Pedro Burmester.

Pedro Neves é maestro titular da Orquestra Clássica de Espinho, assumindo o cargo de maestro convidado da Orquestra Gulbenkian. Atualmente é doutorando na Universidade de Évora. Foi maestro titular da Orquestra do Algarve, entre 2011 e 2013, e é convidado regularmente para dirigir a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Joensuu City Orchestra (Finlândia). É fundador da Camerata Alma Mater, que se dedica à interpretação de repertório para orquestra de cordas, e com a qual tem recebido uma elogiosa aceitação por parte do público e da critica especializada.

Pedro Burmester é natural do porto, cidade onde se formou, tendo terminado o Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto com 20 valores. Nos EUA, trabalhou com Sequeira Costa, Leon Fleisher e Dmitry Paperno e frequentou masterclasses com pianistas como Karl Engel, Vladmir Ashkenazi, T.Nocolaieva e F. Leonskaja. Ainda muito jovem, foi premiado em diversos concursos, destacando-se o prémio Moreira de Sá, o 2º prémio Vianna da Motta e o prémio especial do júri no Concurso Van Cliburn, nos EUA. Foi Diretor Artístico e de Educação na Casa da Música. projecto que ajudou a criar e a implementar. Atualmente, é também professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto.

Jornal da Madeira – 14-1-2016