“A Origem das Espécies” no Baltazar Dias

“A Origem das Espécies” é o nome do espectáculo que o Teatro Municipal Baltazar Dias recebe no próximo dia 5 de Fevereiro, pelas 18 horas. Trata-se de uma peça que se realiza a partir da obra incontornável de Darwin, sendo esta a segunda produção do Teatro Nacional Dona Maria II que se estreia no Funchal, ao abrigo da Rede Eunice, em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Esta é uma criação que está destinada ao público infantojuvenil, da autoria de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, que assumem também a interpretação do espectáculo. “A Origem das Espécies” parte da “Teoria da Evolução das Espécies”, obra de Charles Darwin, e conduz o público numa viagem teatral sobre a grande e milenar aventura da vida no planeta.

Recorrendo a uma forte componente visual e sonora, o espectáculo pretende aguçar a curiosidade dos mais novos perante perguntas de sempre, como porquê de existirmos, como é que surgiram no mundo tantas espécies de seres vivos ou como evoluímos e iremos evoluir no futuro.

Segundo os criadores da produção, o objectivo é transmitir ao público jovem os conceitos e as investigações fundamentais de Darwin, de uma forma estimulante e divertida, proporcionando uma viagem no teatro que possa ser tão mágica para as crianças, como terá sido aquela que o jovem Darwin realizou no século XIX.

A peça conta ainda com o apoio à dramaturgia de Gonçalo Waddington, cenografia de F. Ribeiro, figurinos de Catarina Graça, música original de Bruno Pernadas e vídeo de Mário Melo Costa.

Os ingressos para o espectáculo já se encontram à venda na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias, tendo um custo unitário de cinco euros.

Recorde-se que, em 2016, o Baltazar Dias foi escolhido para integrar uma nova rede nacional de teatros, chamada Eunice, promovida pelo Dona Maria II, com o objectivo de disseminar pelo país o que de melhor se faz no teatro de escola nacional. A escolha, em concurso público, reconheceu tudo o que a Câmara Municipal do Funchal tem feito para revitalizar aquele teatro ao longo destes três anos, seja a nível de infraestruturas, de eventos e de cartaz e significa, na prática, que o Funchal irá usufruir de três espectáculos de Teatro Nacional nas próximas três temporadas artísticas, até 2019.

Tendo isto em conta, e baseando-se numa notícia já veiculada pelo DIÁRIO, “Ifigénia” é o nome da outra produção do Teatro Nacional Dona Maria II já confirmada no Funchal, sendo que esta sobe ao palco do Baltazar Dias no mesmo fim de semana, ou seja, a 3 de Fevereiro.

Diário de Notícias – 23 de Janeiro de 2017